Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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Etnomusicologia participativa no Brasil: um estudo inicial
José Augusto Grassi Ignácio, Laíze Soares Guazina

Última alteração: 2017-09-14

Resumo


O texto aborda os resultados de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo geral foi mapear as comunicações nos Anais dos Congressos da Associação de Pesquisa de Pós-Graduação em Música (ANPPOM) de 2006 a 2016 e os artigos da revista Música e Cultura, de 2001 a 2013, que citassem o uso de metodologias participativas no âmbito da etnomusicologia brasileira. Teve como objetivos específicos mapear e analisar a presença dos termos adotados para as metodologias; mapear quais as práticas musicais e grupos envolvidos nos trabalhos; analisar os temas sociais presentes nos textos: educação, etnicidade e garantia de direitos; analisar quais as estratégias metodológicas participativas descritas nos trabalhos. O texto analisa as pesquisas participativas reconhecendo-as como aquelas que utilizam uma série de metodologias em que englobam diferentes níveis de participação no trabalho conjunto entre pesquisadores/as não acadêmicos/as e acadêmicos/as e pela relação sujeito-sujeito na construção do conhecimento. Como metodologia para a construção de um panorama sobre o tema em estudo, utilizamos a arqueogenealogia foucaultiana por possibilitar a análise dos discursos que compõem os textos estudados, permitindo entender diferentes aspectos dos materiais analisados. O processo se deu em três etapas. Na primeira, executamos uma busca de termos pelo localizador do leitor PDF. Reunindo os textos que resultaram da busca, analisamos cada um dos termos encontrados e excluímos aqueles cujos usos não remetiam às metodologias participativas, partindo para a segunda etapa. A partir dos resultados, construímos uma tabela institucional voltada às informações acadêmicas e institucionais sobre os textos e uma de conteúdo, subdividida em duas partes: a contextualização, com informações sobre quem pesquisa, onde pesquisa e o tema do artigo; e a metodologia, contendo o termo utilizado e sua fundamentação, as técnicas de pesquisa, estratégias de trabalho, efeitos na comunidade, crítica e debate social. A terceira etapa foi de análise e confecção de considerações a partir das tabelas. Observamos que há um número pequeno de publicações deste tipo nos Anais e na revista, que a maioria das práticas abordadas nas publicações envolvem populações negras urbanas e que os modos de fazer de cada uma das abordagens difere em cada contexto, ainda que tenham posicionamentos compartilhados.

Palavras-chave


Etnomusicologia brasileira, Etnomusicologia participativa; Pesquisa bibliográfica;