Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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OBJETIVOS DE DESEMPENHO EM SUPERMERCADOS DE CAMPO MOURÃO/PR
Larissa Candida Rodrigues

Última alteração: 2017-12-19

Resumo


Estrategicamente uma organização busca alcançar um ou mais dos objetivos de desempenho: qualidade, confiabilidade, velocidade, flexibilidade e custo. A definição de quais destes objetivos a empresa deverá seguir, tem impacto direto na definição dos projetos de produtos, serviços e processos. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar quais são as prioridades dos objetivos de desempenho de supermercados na cidade de Campo Mourão-Paraná. Foram analisados sete supermercados, sendo eles: Supermercado Paraná Max, Supermercado Paraná Matriz, Supermercado Paraná Família, Supermercado Carreira, Supermercado Big, Supermercado Muffato, Supermercado Bom dia. A pesquisa foi realizada com o apoio de questionários direcionados aos clientes e aos proprietários/responsáveis pelo estabelecimento. O cálculo amostral para a quantidade de questionários aplicados aos clientes foi baseado na população de Campo Mourão, ou seja, de 92.300 habitantes (IBGE, 2014), resultando em 383 questionários. O questionário aplicado aos proprietários/responsáveis pelos supermercados não teve a participação da gerência do Supermercados Big, que não pode responder em razão de normas internas e do Supermercado Muffato que indicou os objetivos de desempenho na ordem priorizada pelo estabelecimento. Os resultados demonstraram que os responsáveis pontuaram os fatores com notas mais altas com a média de 4,46 enquanto os clientes pontuaram a média de 3,86. Para os responsáveis, os fatores qualidade, custos e confiabilidade empataram com a média (4,53), o fator Flexibilidade (4,45) e Velocidade (4,26). No ponto de vista dos clientes, os supermercados atuam mais fortemente com o fator Flexibilidade (3,96), seguido de confiabilidade (3,95), Qualidade (3,93), Custos (3,89) e velocidade (3,56). A percepção do cliente e dos responsáveis pelos estabelecimentos diferem em relação aos fatores prioritários de qualidade e custos, o que significa que as ações realizadas pelos supermercados não estão sendo absorvidas pelos clientes, concluindo que, embora as escolhas pelos objetivos de desempenho possam ser importantes para a alocação dos recursos das empresas pesquisadas e para sua tomada de decisão, eles não estão alinhados com a percepção dos clientes.