Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO: TEXTO E CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
Fernanda Duarte Siqueira

Última alteração: 2017-10-14

Resumo


RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar a construção do sentido do texto, considerando especialmente os estudos da argumentação. Assumimos neste estudo que todo texto apresenta uma linha argumentativa, isto é, todo texto apresenta argumentatividade, o que é pressuposto pelo fato de a linguagem ser dialógica. E se firmamos que todo texto é argumentativo, é verdade que todo gênero é também marcado por uma linha argumentativa (Perelman e Olbrechts-Tyteca, 2005 e Reboul, 2004). Para constatar esta argumentatividade, investigamos os fatores da argumentação bem como os operadores argumentativos responsáveis pela construção do sentido do texto. Podemos afirmar que todo texto aponta para a defesa de um ponto de vista. Para esta pesquisa, realizamos leituras aprofundadas a respeito do tema e para a compreensão do fenômeno argumentativo, trabalhando com o gênero coluna jornalística, entendendo-o como um texto que veicula uma opinião explícita, que apresenta a sequência textual argumentativa explicitada. Selecionamos colunas e noticias como: “A invisível realidade do trafico de pessoas” de Fernanda Alves dos anjos e “Como bilhete deixado no banheiro de avião por aeromoça salvou menina vitima de trafico humano” por BBC BRASIL, procurando investigar a construção do sentido a partir da intertextualidade, das escolhas lexicais, dos pressupostos e inferências que contribuem para a construção da argumentação e do sentido do texto. Como critério de análise, seguimos o planejamento: investigação da discursividade, análise da constituição da sequência textual que define/caracteriza o texto e análise do aspecto que será investigado (intertextualidade), sempre observando a linha argumentativa do texto. Para a realização deste estudo, baseamo-nos em Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Fiorin (2015) e Koch (1996/2016) para o estudo da argumentação, em Adam (2008) para o estudo da sequência textual argumentativa e em Koch, Bentes e Cavalcante (2008), para o estudo da intertextualidade. Os textos analisados mostram que a intertextualidade e as escolhas lexicais promovem a construção argumentativa do texto, na medida em que esses recursos revelam, a partir da presença de outras vozes e das descrições definidas (escolhas lexicais), a explicitação de um ponto de vista.


Palavras-chave


Argumentação. texto. sentido