Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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CURSOS DE LETRAS: UMA PRÉVIA ANÁLISE E ANALOGIA SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO MEC- INEP E O CONCEITO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA
Jocieli Aparecida Pardinho

Última alteração: 2017-12-19

Resumo


Esta pesquisa teve como contexto de investigação um documento, constituído de critérios de avaliação dos cursos de letras português-inglês, publicado no Brasil em 2013. O objetivo geral foi discutir os critérios de avaliação de cursos de Letras de maior conceito pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), realizada pelo Instituto Nacional Anísio Teixeira (INEP) comparando-os com a temática da formação de professores para a emancipação humana. Para isso, foi realizada uma análise contextual, do Segmento de Orientação Temática (SOT), do Segmento de Tratamento Temático (STT) e dos mecanismos enunciativos de modalização BRONCKART (1999/2003/2007/2009) na Nota Técnica nº 72 (2013), juntamente com a análise de cinco (05) textos de autoria de Marx e alguns de seus contemporâneos para definir emancipação humana. Os resultados de análise evidenciaram o foco dos critérios de avaliação dos cursos com maior ênfase em suas condições materiais, além de concentrar as avaliações no início e término do curso. Ao analisar a fonte do documento, foi possível problematizar o fato de que o mesmo órgão (MEC) que avalia os cursos é responsável pela sua manutenção financeira. Sabe-se que a aprovação de orçamento liberado para os cursos depende majoritariamente do resultado de suas notas nesta avaliação. Assim, percebe-se um paradoxo: o responsável pela avaliação dos cursos é o mesmo que proporciona ou não condições para a continuidade de um curso. A análise do segundo corpus da pesquisa, textos que definem a emancipação humana, trouxe como principal resultado a impossibilidade de uma formação que implique emancipação humana dentro de uma sociedade que explora o trabalho alheio, nesse caso, por meio do trabalho assalariado. Os resultados mostraram que para haver emancipação todos os seres humanos deveriam ter acesso a todas as riquezas disponíveis no mundo, incluindo as intelectuais, de forma igualitária. Ao comparar os dois corpora de análise conclui-se que os critérios de avaliação dos cursos de letras são voltados para o produto e não para o processo de formação, divergindo do conceito de formação para a emancipação humana explorados nesta pesquisa.

 


Palavras-chave


Cursos de Letras; ISD; Emancipação humana.