Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
A APLICAÇÃO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) NO TRABALHO DA MUSICOTERAPIA PARA RECONHECIMENTO DA MUSICALIDADE
Gustavo Henrique Costa

Última alteração: 2017-09-14

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada dentro do programa de Iniciação Científica da UNESPAR 2016 2017 sobre a aplicação da versão brasileira da escala Individualized Music Therapy Assessment Profile IMTAP em dois (2) participantes do Centro de Atendimento em Musicoterapia - CAEMT com demandas de dificuldade de comunicação. O domínio Musicalidade IMTAP constitui-se por um fundamento e oito subdomínios: andamento, ritmo, dinâmica, vocal, ouvido absoluto e relativo, criatividade e desenvolvimento de ideias musicais, leitura musical e acompanhamento.  Apresenta também o resultado do estudo bibliográfico que buscou, no contexto da musicoterapia, identificar instrumentos de avaliação já construídos e em especial a aplicação da ferramenta IMTAP nos trabalhos realizados por musicoterapeutas brasileiros. Na metodologia quatro vídeos de atendimentos foram apreciados em parceria com os estagiários que os realizaram, dois do segundo semestre de 2016 e dois do primeiro semestre de 2017. Os estagiários foram esclarecidos e convidados a assinar o termo de consentimento livre e esclarecido A tabela de Musicalidade foi preenchida (A1 A2 e B1 B2) durante essas apreciações. Os resultados do estudo bibliográfico revelaram cinco publicações sobre o tema avaliação sendo três com o uso do IMTAP, destas, duas por musicoterapeutas brasileiros. Os preenchimentos das tabelas revelaram alterações progressivas com destaque para o item ritmo de A1 75% para A2 91,66% e verificaram-se alterações progressivas para o item ritmo de B1 3,33% para B2 21,66% e exceção no item criatividade/desenvolvimento de A1 56,04% para A2 54,94%. Na análise dos dados as variáveis encontradas quanto ao desenvolvimento da experiência musical indicam que a IMTAP, em sua amplitude de domínios requer um treinamento pessoal, da observação e assimilação, dos itens analisados com as ações realizadas na sessão de musicoterapia. Os dados quantitativos revelados pela IMTAP demonstram as condições da musicalidade dos participantes a partir da experiência musical compartilhada com o estagiário musicoterapeuta. A pesquisa aponta a importância da utilização de ferramentas específicas de avalição que permitem aos estagiários ampliar o entendimento das atuações na Musicoterapia. Com isso percebe-se o crescimento e consistência da Musicoterapia em suas especificidades.


Palavras-chave


musicoterapia; avaliação IMTAP; musicalidade.