Última alteração: 2017-10-16
Resumo
Nesta pesquisa, tratamos das implicações do projeto de ensino “Leitura e Produção Textual” à formação docente inicial dos acadêmicos do Curso de Letras Português/Inglês. Tivemos como intuito acompanhar e analisar o trabalho realizado pelo referido projeto, nas turmas do primeiro ano de 2015 e 2016, a fim de avaliar seus aspectos positivos/negativos em relação à formação dos estudantes do curso. Para esta pesquisa, pautamo-nos teoricamente nos trabalhos de Perfeito (2010) e Antunes (2003), no que concerne à concepção de linguagem como processo de interação; Orlandi (1999), quanto à concepção discursiva de leitura; Fiad e Mayrink-Sabinson (1991), com o conceito de escrita como trabalho; e Beloti (2016), no que se refere aos processos de revisão e de reescrita. No desenvolvimento da pesquisa, analisamos o processo de produção textual do início e do final de cada ano letivo, de 2015 e 2016, observando os apontamentos realizados pela professora e as atuações dos estudantes na revisão e na reescrita dos textos e, assim, na constituição de sua escrita e no desenvolvimento de suas capacidades linguístico-discursivas. A partir do trabalho realizado, pudemos compreender que o projeto de ensino “Leitura e Produção Textual” é pertinente, porque proporciona práticas discursivas de leitura e de escrita efetivas que contribuem para a constituição da escrita dos acadêmicos, surtindo resultados positivos à sua formação docente inicial, inclusive, que contribuirão com suas futuras práticas como professor, bem como com suas atuações na sociedade no que tange às práticas de leitura e de escrita. Assim, esta pesquisa foi importante para evidenciar as contribuições dessa iniciativa no curso de formação docente inicial, por proporcionar, efetivamente, uma formação teórica, metodológica e prática quanto ao processo de escrita, além de contribuir com as pesquisas sobre escrita no Ensino Superior.