Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
A VALORAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UM ESTUDO NO PARQUE ESTADUAL LAGO AZUL EM CAMPO MOURÃO NO PARANÁ
rita matielle ast da silva

Última alteração: 2017-10-16

Resumo


A pesquisa foi realizada com a finalidade de identificar quais os beneficios sociais e econômicos que o Parque Estadual Lago Azul traz para Campo Mourão e região.

A metodologia utilizada foi dividida em duas partes, sendo a primeira o levantamento da literatura e da parte documental, e a segunda parte foi a que a Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza desenvolve, sendo está o "Roteiro para valoração de benefícios econômicos e sociais de Unidades de conservação".

A partir de várias discussões e leitura de diversos autores, concluímos que os beneficios adquiridos pelas visitações são inúmeros, desde a geração de renda para a população local até a valorização da cultura e história da mesma.  Mas também traz malefícios como os impactos ambientais gerados apartir da atividade turística.

Concluímos que há um grande interesse publicitário de várias midías em divulgar o PELA e que o Parque é importante para o setor econômico e social da região de Campo Mourão e da própria cidade.


Palavras-chave


Área naturais protegidas/Valoração/ Benefícios de conservação