Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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GRUPO ESCOLAR PROFESSOR BALDUÍNO CARDOSO (SC) E CURSOS ANEXOS: DOCUMENTOS ESTATÍSTICOS REVELANDO ESPECIFICIDADES DA INSTITUIÇÃO (1942 – 1971)
Leslaine Araceli Muckler, Roseli Bilobran Klein

Última alteração: 2017-12-19

Resumo


Esta pesquisa revelou dados sobre o Grupo Escolar Professor Balduino Cardoso, em Porto União (SC), entre os anos de 1942 a 1971. A escola em estudo surgiu a partir da divisão de limites geográficos entre os estados do Paraná e Santa Catarina, em consequência do acordo resultante do Conflito do Contestado (1912-1916). O lado que passara a pertencer a Santa Catarina (anteriormente pertencente ao Paraná) já possuía uma escola, a qual foi transferida para o lado paranaense, mantendo o mesmo nome. O prédio foi ocupado por outro estabelecimento de ensino, desta vez pertencente ao estado de Santa Catarina. Essa instituição iniciou suas atividades a partir da Lei de Criação, em 28 de setembro de 1918, com o funcionamento da denominada: Escolas Reunidas. O Decreto n° 2017, de 19 de janeiro de 1927, elevou essa instituição a Grupo Escolar. A investigação se efetivou através de análise de fonte primária (Relatório Estatístico n° 72) já catalogada pelo NUCATHE (Núcleo de catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação). Teve por objetivo desvendar características de funcionamento, espaço físico, graus de ensino, organização das classes, entre outros. Justifica-se o estudo pelo fato desse estabelecimento de ensino ser o Primeiro Grupo Escolar criado no referido Município e, o documento a ser analisado (Relatórios Estatísticos de 1942 a 1971), corresponder a uma relevante fonte de consulta e análise com dados meticulosos sobre as atividades no interior da escola. A metodologia empregada apresenta-se bibliográfica, exploratória e, e com análise documental. Teve como base teórica os seguintes autores: Vidal (2005) e Bencostta (2005). A pesquisa apresenta como resultados o registro do quadro de professores que atuaram na instituição no referido período, a existência de associações escolares como: Clube Agrícola, Pelotão da Saúde, Caixa Escolar, Jornal Escolar e outros. Apresenta ainda, o movimento financeiro e outros dados.

Palavras-chave


Organização Escolar; Associações intraescolares; Formação de professores