Última alteração: 2017-08-07
Resumo
Com o contínuo avanço das tecnologias tem-se aumentado as expectativas em utilizá-las para ministrar as aulas e despertar o interesse dos alunos. Com a facilidade de acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o uso de ferramentas digitais vem se tornando mais comuns nas salas de aula, salienta-se que nas aulas de matemática há certa dificuldade em se explanar alguns conceitos devido à limitação impostas por mídias tradicionais como lápis e caderno. Os sujeitos dessa pesquisa foram docentes de matemática que lecionam no Ensino Médio na região de Campo Mourão. O objetivo foi verificar se os professores fazem uso das TIC, de que forma eles as utilizam na sala de aula e quais os problemas que envolvem o uso das TIC ou os motivos pelo quais os professores não usam essas ferramentas. Tais informações foram obtidas por meio de questionário contendo questões abertas e de múltipla escolha. As análises mostram que os professores veem as TIC como uma boa maneira de se dinamizar o conteúdo e explicar conceitos de maneira mais interativa e com maior simplicidade em relação ao uso da lousa. Podemos contar como ponto positivo o interesse dos alunos, despertado pelo uso das tecnologias, o que torna as aulas diferenciadas, bem como o incentivo existente nas escolas, que fornecem o espaço e o equipamento necessário. No entanto, destacamos problemas que, em alguns casos, não apenas prejudica, mas impede o uso dessas ferramentas, tais como: a falta de manutenção do laboratório e dos computadores, que acaba acarretando mal funcionamento dos mesmos e, por consequência, faltam computadores para todos os alunos. Com base nessas informações podemos concluir que cada vez mais as TIC vêm ganhando espaço nas salas de aula para ampliar e facilitar o entendimento de diversos conceitos da disciplina de matemática, mesmo havendo obstáculos que dificultem seu uso.