Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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As Funções do Conhecimento Histórico nos Livros Didáticos de História utilizados no Ensino Médio de Campo Mourão, 2016-2017
Brandon de Oliveira de Figueiredo

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


Por meio desta pesquisa busco identificar e analisar as funções do conhecimento histórico presentes nos livros didáticos usados no ensino médio de Campo Mourão. Tendo como principal fonte o livro de História da coleção “Novo Olhar” dos autores Marco Pellegrini, Adriana Machado Dias e Keila Grinberg, especificamente, a parte do manual do professor, previamente concluo que muitas das funções que o livro atribui ao conhecimento histórico no ensino de história provém da tentativa de alcançar os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Desta forma, subentende-se que há uma preocupação em atender um mercado nacional, pois o livro não se debruça sobre as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná, porém, é adotado pela maioria dos colégios públicos de Campo Mourão. Em relação às funções, tendo como referencial teórico autores como Jörn Rüsen e Reinhart Koselleck, foi necessário analisar o próprio PCNEM/História a fim de identificar como o livro se apropria de tais funções e as converte em orientações didáticas para o professor, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, é possível perceber a relação, tanto das funções em si, quanto das orientações pedagógicas propostas no livro, com determinadas posições ideológicas e correntes historiográficas.

Palavras-chave


Livros Didáticos. Ensino de História. Teoria da História.