Última alteração: 2017-08-11
Resumo
Diante das constantes mudanças e crescente demanda de adaptação nas escolas, o termo inovação se faz cada vez mais presente nas práticas pedagógicas e discursos educacionais. Neste contexto faz-se importante questionar de que modo a ideologia da inovação está inserida no ensino, na atividade docente e na prática educacional artística. Para responder essa pergunta, a presente pesquisa demandou a leitura de diversos autores que exploraram as relações existentes entre os conceitos políticos e a prática educacional, além de entrevistas com professores do ensino superior de artes visuais. A criação textual deste trabalho científico é o primeiro passo de apresentação dos resultados teóricos, gerando a possibilidade de aplicar de diversas maneiras as características e regras no método de ação para a atividade docente. Assim, foi criada uma argumentação teórica que pretende ser compreendida como processo reflexivo da atividade profissional docente no estudo acadêmico. Em seguida, quando analisada a relação desta prática profissional (a carreira de professor e o importante papel desempenhado no fluxo institucionalizado do mercado de trabalho na prática docente), aprofundamos no debate teórico abordado por diversos sintomas políticos e educacionais com os conceitos da ideologia de inovação, buscando no sincronismo do pensamento politico a formação educacional em uma atmosfera ambivalente de realizações sociais.