Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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A APLICAÇÃO DA ESCALA INDIVIDUALIZED MUSIC THERAPY ASSESSMENT PROFILE (IMTAP) NO TRABALHO DA MUSICOTERAPIA PARA RECONHECIMENTO DA MUSICALIDADE
Gustavo Henrique Costa, Clara Márcia Piazzetta

Última alteração: 2017-08-11

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada dentro do programa de Iniciação Científica da UNESPAR 2016 2017 sobre a aplicação da versão brasileira da escala de Musicalidade da Individualized Music Therapy Assessment Profile IMTAP em dois (2) participantes do Centro de Atendimento em Musicoterapia - CAEMT com demandas de dificuldade de comunicação. Apresenta também o resultado do estudo bibliográfico que buscou, no contexto da musicoterapia, identificar instrumentos de avaliação já construídos e em especial a aplicação da ferramenta IMTAP nos trabalhos realizados por musicoterapeutas brasileiros. Na metodologia quatro vídeos de atendimentos foram apreciados em parceria com os estagiários que os realizaram, dois do segundo semestre de 2016 e dois do primeiro semestre de 2017. Os estagiários foram esclarecidos e convidados a assinar o termo de consentimento livre e esclarecido A tabela de Musicalidade foi preenchida (A1 A2 e B1 B2) durante essas apreciações. Os resultados do estudo bibliográfico revelaram que os Instrumentos de avaliação da área são recursos essenciais que auxiliam o desenvolvimento dos processos musicoterapêutico ocasionando maior lucidez dos resultados. O estudo destacou a eficiência do instrumento para a definição dos objetivos terapêuticos. Identificando que após um período de tratamento não foi evidenciado, pelo uso da ferramenta IMTAP, resultado estatístico significativo nos domínios avaliados. A IMTAP, em sua amplitude de domínios requer um treinamento pessoal, da observação e assimilação, dos itens dos domínios analisados com as ações realizadas na sessão de musicoterapia. Os dados coletados demonstram as condições em que se encontra o participante a partir da experiência musical compartilhada com o musicoterapeuta. A pesquisa aponta a importância da utilização de ferramentas específicas de avaliação da musicoterapia e treinamento para sua aplicabilidade dentro do CAEMT, permitindo aos estagiários ampliar as atuações que fundamentam a ação da Musicoterapia. O comparativo das porcentagens resultantes de escores que mensuram as ações de musicalidade nas tabelas, entre a primeira e segunda avaliação, demonstrou a progressão da musicalidade, e sua relação com as demandas em comunicação apresentadas entre participante e estagiária dentro do CAEMT.

Palavras-chave


musicoterapia; avaliação IMTAP; comunicação