Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
As funções da história nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE)
Jhessyka dos Santos Castelo

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


O objetivo nesta comunicação é apresentar os resultados preliminares da pesquisa intitulada “As funções da história nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE)”, cujo intuito é identificar e analisar quais são as funções atribuídas pelos PCN (âmbito federal) e as DCE (âmbito estadual) ao conhecimento histórico no ensino de história. A partir das análises iniciais, concluímos que os PCN indicam que a história deve desempenhar as seguintes funções dos eixos por nós organizados para didatizar o entendimento, são eles: eixo sociocultural, temporal e de memória. As funções associadas ao sociocultural devem ampliar o olhar do indivíduo sobre o social, colocar o sujeito como agente histórico e transformador, contribuir para a construção de laços de identidade e consolidação da cidadania, além de estabelecer a concepção de “outro”. O eixo temporal associa-se a ampliação dos estudos sobre problemáticas contemporâneas situando-as nas diversas temporalidades, ampliar noções de tempo histórico, compreender os conceitos de mudanças e/ou continuidades, além das multiplicidades temporais, espaciais, sociais, econômicas e culturais. O eixo da memória articula reflexões sobre a construção da memória durante a vida e o aprendizado. Já as DCE encarrega o ensino de história á formar e organizar o pensamento histórico;  promover a compreensão  de que existe diversas perspectivas de análise, abordagem, explicação e interpretação; introduzir conceito e relações da categoria história tempo como: múltiplas temporalidades, processos, mudanças, rupturas, permanências , simultaneidades, transformações, descontinuidades, deslocamentos e recorrências. Para embasamento teórico utilizamos como referencial Jorn Rusen, Reinhart Koselleck, Fernand Braudel entre outros, nos documentos analisados foi possível perceber a influência destes autores nas construções teóricas do texto.  Lembrando que esta produção está vinculada a pesquisa intitulada  “As funções do conhecimento histórico no Ensino Médio de História em Campo Mourão”, que articula reflexões da história da historiografia, Teoria da História e Ensino de História.

Palavras-chave


Funções da História. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná.