Última alteração: 2017-08-07
Resumo
O curso de graduação é considerado a etapa inicial da formação profissional, uma vez que prevalece a compreensão de que o acompanhamento das mudanças no mundo moderno exigirá educação continuada (CATANI, 2001). No Projeto Político Pedagógico do Curso de Matemática da Unespar – Campus de Campo Mourão, elaborado em 2009 e vigente desde 2010, um dos objetivos do curso é formar professores de Matemática para atuarem na Educação Básica de Campo Mourão e região. Com a presente pesquisa objetivamos compreender a atuação profissional do egresso do Curso de Licenciatura em Matemática desta universidade; analisar sua atuação tendo em vista suas expectativas, se o curso foi satisfatório e ainda se seria necessário mudar algo no curso ou buscar mais qualificação após formado. Inicialmente será feito uma pesquisa documental na instituição e após isso, será elaborado um questionário via Google Formulários e enviado a todos os egressos de 2011 a 2016. Após o recebimento das informações usaremos a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) para tratar as informações coletadas. Será feito em três etapas: descrição analítica, inferência e interpretação, respectivamente. O objetivo específico é investigar o que leva o egresso do curso de Licenciatura em Matemática da Unespar – Campus de Campo Mourão a atuar ou não na educação básica. Acreditamos que com essa pesquisa possamos compreender elementos deste egresso, bem como suas condições sociais, educacionais, financeiras, geográficas. Na medida em que tais concepções emergirem será possível dar visibilidade aos caminhos seguidos por estes alunos formados, sobretudo, nos primeiros anos após a conclusão do curso.