Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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A GEOMETRIA DOS FRACTAIS: O USO DO GEOGEBRA NA FORMAÇÃO (INICIAL E CONTINUADA) DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Ariane Marinho Sebastião de Oliveira

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


É conveniente que se explore a Geometria dos Fractais com professores e futuros professores de matemática, para que estes se sintam motivados para trabalhar com esta geometria em sua docência, e explorem situações em sala de aula de modo dinâmico e atrativo. Esta pesquisa teve como objetivo: analisar as potencialidades de fractais geométricos para o ensino de Matemática, e foi desenvolvida em dois momentos: um deles envolvendo professores de Matemática da Educação Básica, e o outro envolvendo estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática. Com os professores de Matemática, foi realizada uma oficina, na Unespar/Campo Mourão, e tivemos a intenção de verificar quais conteúdos matemáticos estes professores acham possível serem explorados durante e após a construção do fractal de Durer. Participaram da oficina 14 professores, na qual foi construída o fractal de Durer por meio do software GeoGebra. Na sequência, eles responderam três questões: “Quais conteúdos matemáticos você acha possível explorarmos durante e após a construção do fractal hexagonal Tipo Durer?”, “Elabore uma atividade que contenha pelo menos três questões, a qual você aplicaria para explorar os conteúdos listados na questão 1. E relate quais suas expectativas em cada questão, com relação a aprendizagem do aluno.” e “ É possível estabelecer uma relação entre as etapas da construção do fractal Hexagonal Tipo Durer? Se sim, qual(is)?”. As análises apontam que os professores perceberam que diversos conceitos matemáticos podem ser explorados com o fractal de Durer, e estão relacionados a quatro conteúdos estruturantes: funções, grandezas e medidas, geometria, números e álgebra. O segundo momento da pesquisa, consistiu em elaborar e implementar tarefas sobre o triângulo de Sierpinski e a Curva de Koch, desenvolvidas com estudantes do 1º ano de Matemática. As tarefas tinham a intenção de explorar o conceito de progressão geométrica. A implementação ocorreu em duas aulas na sala de aula e outras duas aulas no laboratório de informática. Nossas análises mostram aprendizagens sobre o conceito de progressão geométrica, mas também sinalizaram erros relacionados a operações com frações, cálculos de área, cálculos de perímetro e crescimento/decrescimento das progressões.  Notamos, ainda, que tarefas relacionadas aos Fractais motivam os alunos e oportunizam a exploração de diferentes conceitos matemáticos.