Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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ENFERMAGEM FORENSE: CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Bárbara Pereira da Rocha, Jaqueline Dias, Verusca Soares de Souza

Última alteração: 2017-07-28

Resumo


A enfermagem forense inclui um conjunto de conhecimentos, na busca de auxiliar a justiça na resolução de casos em âmbito médico-legal, em especial, nos casos de violência. Embora a atuação do enfermeiro especialista na ciência forense seja pouco observada na prática assistencial do enfermeiro, cumpre destacar que os profissionais devem ser capazes de identificar, avaliar e cuidar das vítimas, bem como, preservar, recolher e documentar vestígios com relevância médico-legal. Neste sentido, este estudo buscou descrever o conhecimento de acadêmicos de enfermagem das diversas séries de formação, acerca da prática de enfermagem forense. Para isso, realizou-se pesquisa descritiva e quantitativa, realizada em uma instituição de nível superior localizada na região noroeste do Paraná, junto aos alunos de graduação em enfermagem de todas as séries do curso que atenderam aos critérios de inclusão: ser maior de 18 anos e estar devidamente matriculado na instituição. A coleta ocorreu no mês de abril de 2017, no próprio campus, por meio de formulário semi-estruturado que contava com questões relacionadas à caracterização sóciodemográfica e  itens que avaliaram o contato com situações da teoria e da prática forense ao longo do seu processo de formação. Todos os preceitos éticos foram respeitados. Participaram 118 graduandos de enfermagem. Destes, 90,3% informaram que não receberam informações sobre a enfermagem forense; 93% afirmaram não ter executado nenhuma atividade na área, entretanto, 57,1% declarou ter vivenciado atendimento à vítimas de violência doméstica e 42,9% disseram ter atendido vítimas de agressão sexual. As disciplinas citadas que abordaram acerca da temática foram anatomia por dois participantes, bioética, biossegurança e semiologia por três graduandos. Ainda, 97,1% dos discentes informou não ter conhecimento se as instituições em que realizam as práticas de estágios possuem protocolos específicos de abordagem à situações médico-legais. Quando questionados se acreditam que seja necessário a inclusão de conteúdos acerca da temática na graduação, 87,1% informaram ser importante ou muito importante. Nesta perspectiva, conclui-se que embora os discentes tenham contato direto com situações práticas em que se é exigido conhecimento acerca dos procedimentos e condutas legais do enfermeiro, a abordagem no curso de graduação ainda se apresenta limitada.


Palavras-chave


Enfermagem forense; Conhecimento, atitudes e práticas; Cuidados de enfermagem