Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
A VALORAÇÃO DOS BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UM ESTUDO NO PARQUE ESTADUAL LAGO AZUL EM CAMPO MOURÃO NO PARANÁ.
Rita Matielle Ast da Silva

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


O objetivo geral da pesquisa foi valorar os benefícios sociais e econômicos do Parque Estadual Lago Azul em Campo Mourão no Paraná. Com base no objetivo geral definiram-se os objetivos específicos que foram: a) Levantar informações gerais sobre o Parque Estadual Lago Azul; b) Selecionar metedologia para valoração dos benefícios sociais e econômicos; c) Selecionar os itens a serem valorados; d) Analisar os benefícios sociais e econômicos do Parque Estadual Lago Azul. A primeira etapa da metodologia contou com levantamento da literatura e documental relacionada ao tema sobre áreas naturais protegidas, valoração de benefícios sociais e econômicos e sobre o Parque Estadual Lago Azul. Em seguida foi selecionada e analisada a metodologia de valoração dos benefícios ecnônomicos e sociais desenvolvida e ofertada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Foram elegidos, então, os itens a serem valorados e, por fim, estabeleceram-se as análises com bases nos resultados alcançados. Foram selecionados cinco itens (da totalidade de nove), em razão das específidades da Unidade de Conservação pesquisada e também em razão do tempo para a realização da pesquisa e a quantidade de recursos humanos e financeiros empregados para seu desenvolvimento. Após levantamentos em campo, como resultados, obteve-se que o Retorno de Imagem representou uma valoração publicitária de espaço conquistado na mídia estimada em mais de vinte e três mil reais; com relação ao Uso público (em razão da não cobrança de entrada para visitantes) obteve-se um impacto conservador com o levantamento da disposição a pagar dos usuários; já a Estimativa do benefício do serviço ambiental a partir da repartição de receitas tributárias (ICMS Ecológico); a Proteção do Solo e a Estimativa dos benefícios de emissões evitadas de Gases Efeito Estufa (GEE) apresentaram impactos otimistas. Considerou-se por fim, que a existência do Parque Estadual Lago Azul é relevante no cenário social e ecnonômico na região que se encontra, afinal para além da conservação da biodiversidade per se o Parque ainda contribui de maneira destacada na divulgação nos meios de comunicação sobre a importância da conservação da natureza; a relevância do Uso Público e o valor para os usuários; as receitas provenientes do ICMS Ecológico; a contribuição da Unidade para a Proteção do Solo e as Emissões evitadas dos Gases do Efeito Estufa.

Palavras-chave


Áreas naturais protegidas. Valoração. Benefícios da Conservação