Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTOS SOBRE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO QUE ESTRUTURAM O “SABER ENSINAR” DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE
Elias Júnior Araújo

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


Inserida no campo da docência no ensino superior, especificamente sobre o ensino de Ciências
Contábeis, o objetivo deste estudo consistiu em identificar como professores de contabilidade decidem
quais métodos de ensino e aprendizagem são aplicados em atividades de ensino que desenvolvem nas
disciplinas que lecionam; especificamente buscou identificar a trajetória profissional dos professores
investigados; descrever a compreensão dos investigados sobre o que são métodos de ensino e
aprendizagem e; descrever o processo pelo qual os investigados decidem sobre quais métodos de
ensino e aprendizagem são adotados em atividades de ensino que desenvolvem nas disciplinas que
lecionam. Metodologicamente teve caráter qualitativo com coleta de dados baseada em entrevistas
com questionários semiestruturados. Os resultados contribuíram com o aprofundamento de
conhecimentos sobre métodos e técnicas de ensino que estruturam o saber ensinar dos investigados.
Como principal resultado apurou-se que professores de contabilidade são conservadores quanto à
escolha e aplicação de métodos e técnicas em suas atividades de ensino, optando pela via das aulas
tradicionais com uso de recursos audiovisuais e aplicação de exercícios de fixação de conteúdo – o que
tomam como integração teoria/prática de conteúdo.