Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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CORPO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA MITOLOGIA GREGA
Karolaine Silva Da Silva Martins

Última alteração: 2017-08-01

Resumo


O objetivo de nosso estudo é investigar como o corpo é expresso na mitologia grega com o propósito de entender seu papel no processo educativo do homem daquela época. A mitologia grega é dividida em cosmogonia e teogonia, a primeira explica a origem do mundo e a segunda se dedica aos deuses. Porém, mesmo diante dessa divisão, não podemos compreender uma sem a outra, pois, sempre há uma personagem mítica por trás do surgimento de algum fenômeno da natureza. Para os gregos, os deuses eram seres perfeitos: em suas habilidades intelectuais, no vigor e na estética corporal. Dessa forma, estudar a mitologia grega nos auxilia a entender o percurso histórico do corpo no campo da História da Educação. Nosso estudo caracteriza-se como pesquisa teórica de cunho bibliográfico, pois desenvolve-se por meio de fontes literárias. As reflexões são feitas pelo olhar da história, especificamente da História Social, que nos permite investigar os homens e suas relações sociais de forma problematizada e com a interlocução de diferentes áreas do conhecimento. Com a realização desse estudo pudemos perceber as diferentes concepções de educação, a qual, com intuito de criar hábitos para que o convívio em sociedade se torne harmônico, se modifica conforme as necessidades específicas de cada sociedade. Na Grécia antiga os heróis e deuses eram o espelho dos homens, pelos atos e pela beleza física o grego buscava a perfeição. Nesse sentido, o corpo belo pode ser entendido como uma virtude a ser construído por um processo educativo integral, no qual a prática física tinha uma importância capital.

Palavras-chave


Educação; Corpo; Mitologia grega