Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
A ENCARNAÇÃO MUSICAL DO ESPÍRITO SACRO NA MÚSICA DE JOHN TAVENER
Márcio André Silva Steuernagel, Fernando Berwig Silva

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


 

O trabalho desenvolvido propõe, através da redação de um artigo científico, discutir a influência da fé Cristã Ortodoxa na música de John Tavener. Utilizando a retórica musical como ferramenta musical analítica, analisamos a obra “A Hymn to the Mother of God” (1985) buscando a possível influência que a teologia e a música da Igreja Ortodoxa Russa exercem na concepção e no processo composicional da obra em questão. Portanto, a pesquisa engloba quatro seções: na primeira, realiza-se um estudo de aspectos biográficos de John Tavener, abordando a trajetória musical, bem como a mudança de cosmovisão e poética musical após sua conversão. A segunda seção propõe-se a estudar a teologia e a música Cristã Ortodoxa e como tais áreas dialogam com a música composta por John Tavener. Na terceira parte, estuda-se a retórica musical, seus aspectos históricos, suas relações com a música sacra e a sua utilização como ferramenta analítica. Em sua parte final, a pesquisa faz uma análise da composição “A Hymn to the Mother of God”, partindo dos aspectos estudados nas seções anteriores. Tal análise demonstrou as influências da teologia e da música Cristã Ortodoxa. Ao final do trabalho, o artigo redigido será submetido à revista “VOX SCRIPTURAE - Revista Teológica Internacional” para publicação (submissão até 30/08/2017).