Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
BARBATUQUES E MÉTODO O PASSO COMO FOCO DE ESTUDO DA PERCUSSÃO CORPORAL NA PERFORMANCE: DIÁLOGOS DE UMA I.C.
Lucielle Moreira da Silva, Cristiane Hatsue Vital Otutumi

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


Essa pesquisa de iniciação científica teve por objetivo aprofundar conhecimentos sobre grupos que trabalham a prática corporal em música buscando aprender com suas experiências na performance. O grupo Barbatuques (SP) e Método O Passo (RJ) foram tidos como referências para dialogar como a prática de música corporal, os processos e estratégias de ação, podem auxiliar a performance de músicos instrumentistas. Por isso, foram realizadas leituras em torno do tema e destacaram-se: Simão (2013), Ciavatta (2009), Rüger (2007), Madeira; Scarduelli (2014), Goes (2015), dentre outros. A partir disso, foram organizadas questões para roteirizar as entrevistas (semi-estruturadas), que aconteceram com três integrantes desses grupos. Após a realização das entrevistas, os diálogos foram transcritos na íntegra, e se iniciou a análise de conteúdo, de Bardin (2010). A categorização preliminar (em uma abordagem qualitativa), permitiu elencar dois eixos principais: 1) Considerações sobre Performance e 2) Concepções musicais, sendo necessária a criação de subcategorias. O primeiro entrevistado relatou desde seu ingresso no Barbatuques, seu histórico musical em conexões com a música corporal e como isso influencia em suas aulas (e performance). Foi também trazido por ele aspectos dos ensaios do grupo (periodicidade, objetivos para shows, equipe técnica e de produção, etc.), além dos cuidados com a concepção musical e visual do trabalho. Os outros dois entrevistados são professores do Instituto O Passo e, além de narrar suas experiências com o método conectadas aos seus perfis musicais, ambos transmitiram o conhecimento de que o método O Passo não executa a performance com percussão corporal, mas, sim ele é uma ferramenta que mira a aprendizagem musical e conduz à performance. Assim, compreendeu-se que a percussão corporal é um recurso e eles não se identificam como grupo de percussão corporal. É possível observar, de imediato, o grande valor que todos os três participantes tem pelo trabalho que realizam. Isso se expressa por seu entusiasmo ao dialogar sobre o tema, pelos diferentes exemplos que correlacionam aspectos de sua história musical com a do grupo em que atuam e pela disponibilidade em participar desse trabalho. Dessa forma, notou-se que a pesquisa partiu do interesse pelas práticas corporais, pela busca da performance, mas que pode ser expandida para a aprendizagem a partir dos dados das entrevistas. Espera-se contribuir na reflexão de que os processos musicais adquiridos pela prática de música corporal possam auxiliar significativamente nas mais variadas performances em música - a partir da combinação dos fatores apontados pelos entrevistados e dos autores selecionados.


Palavras-chave


Barbatuques. Bloco d’O Passo. Percussão Corporal e Performance.