Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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CONHECIMENTOS SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Wellington Fernando Delvechio Gama, Veridiana Rezende

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


De acordo com documentos oficiais brasileiros, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), as primeiras noções do conceito de função devem ser estudadas desde os Anos Iniciais, e só formalizadas e aprofundadas no Ensino Médio. Assim, desenvolvemos esta pesquisa de Iniciação Científica com o objetivo de analisar conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, relacionados a este conceito. Para isso, inicialmente buscamos estudar artigos científicos que tratassem do tema. Para a coleta destes fizemos uma busca em revistas científicas qualificadas pela CAPES como A1, A2 e B1, que resultaram em dezoito (18) publicações. Estes manuscritos foram estudados e analisados em conjunto com a orientadora. Após estes estudos, elaboramos um quadro contendo, dentre outras informações, os procedimentos metodológicos, o objetivo e os sujeitos da pesquisa de cada artigo. Na sequência, foram estudados, com o foco no conceito de função, as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná - DCE e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Todos estes estudos culminaram na organização de um texto científico que foi submetido e aprovado para publicação nos Anais do XIV EPREM. Posteriormente, foram analisados livros didáticos, à luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica, e estudadas duas dissertações de Mestrado. Estes estudos prévios nos proporcionou base para a elaboração de nosso instrumento de pesquisa, que se trata de sete (07) tarefas matemáticas selecionadas dos artigos e dissertações estudados. A escolha das tarefas se deu pela presença de pelo menos uma das ideias base das funções - Dependência, Correspondência, Variável, Regularidade e Generalização. As tarefas matemáticas foram aplicadas, na forma de entrevistas, que foram gravadas em áudio, a três (03) estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de um Colégio Público do interior do Paraná. Nossas análises apontam que os estudantes responderam a maioria das questões, porém tiveram dificuldades no Tratamento Algébrico dos exercícios, não conseguindo, na maioria das vezes, calcular o resultado de um valor específico da função, pertencente ao domínio. Nossos estudos mostram que precisamos dar atenção a aprendizagem desse conceito matemático em sala de aula, buscando por tarefas matemáticas que contemplem as ideias base das funções, bem como as suas diferentes representações.