Última alteração: 2017-08-07
Resumo
De acordo com os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), o conceito de função deve ser estudado no 8° e 9° ano Ensino Fundamental, e aprofundado no Ensino Médio. No entanto, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental já é possível introduzir o estudo de ideias base do conceito. Considerando a importância do estudo de funções durante o período escolar, desenvolvemos esta pesquisa com o principal objetivo de investigar conhecimentos de alunos do 3° ano do Ensino Médio sobre Funções. Iniciamos nossos estudos com uma análise de pesquisas acerca do tema função, publicados em periódicos científicos online de Educação Matemática, qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como A1, A2 e B1. Para a coleta dos artigos, realizamos uma busca pelas palavras função (singular) e funções (plural). Com estes critérios, e optando pelo estudo de função afim e quadrática, selecionamos dezoito (18) artigos. Após os estudos dos artigos, iniciamos um estudo de livros didáticos adotados pelas Escolas Públicas para o Ensino Médio, e analisamos também duas dissertações de mestrado relacionadas ao tema. Com esses estudos, elaboramos sete (07) tarefas matemáticas. Na sequência, realizamos entrevistas com alunos do 3° ano do Ensino Médio de um Colégio público de Campo Mourão. Primeiramente, aplicamos um teste piloto com um aluno. Posteriormente, fizemos análises das respostas, e realizamos algumas alterações que julgamos necessárias, tais como, questões repetitivas e duplicadas. Após a reestruturação, entrevistamos outros dois (02) alunos, totalizando três (3) entrevistas que foram gravadas para análises. As tarefas foram realizadas individualmente, optamos, por conta dos colegas da turma, resolvê-las fora da sala de aula, em um espaço disponibilizado pela direção. As atividades foram impressas em folhas individuais e entregues uma por vez. Foram disponibilizados lápis, borracha, régua e calculadora para auxiliá-los. Durante as resoluções, quando apareciam conhecimentos errôneos (que estão sendo categorizados para o relatório final de PIC), instigávamos os alunos a repensarem, sem fazer validações. Com isso, eles percebiam seus erros e optavam por outra resposta. Com estes estudos, acreditamos contribuir com o ensino de funções e também com futuras pesquisas relacionadas ao tema, bem como para professores, alunos e demais interessados.