Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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O PÃO, O CIRCO E O CINEMA: BETÃO RONCA FERRO E O PROFETA DA FOME
Guilherme Morilha Ribeiro

Última alteração: 2017-08-11

Resumo


Guilherme Morilha[1]


RESUMO: Tendo como perspectiva a reflexão sobre Cinema e Sociedade, neste artigo, pretende-se uma análise comparativa entre o filme Betão Ronca Ferro (1970) e o humor circense de Amácio Mazzaropi, com a simbologia da exploração da miséria no filme O Profeta da Fome (1969), e o macabro desalinho de José Mojica Marins. Considerando a temática circense presente nos dois filmes, objetiva-se demonstrar como a alegoria do circo é utilizada para expressar tanto a esperança quanto a resistência do povo brasileiro,  com estética narrativa destes filmes, realizados durante um período histórico-político-social tido como os anos mais sombrios da ditadura militar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Circo e Cinema. Amácio Mazzaropi, José Mojica Marins,

 

[1] Guilherme Morilha é bacharelando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná. Bolsista do Programa de Iniciação Científica, na UNESPAR/Campus de Curitiba II/ FAP (Fundação Araucária). E-mail: guimorilha@gmail.com Trabalho orientado pela Profa. Dra. Salete Machado Sirino

 


Palavras-chave


Circo e Cinema. Amácio Mazzaropi, José Mojica Marins