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A relação dialética entre educação somática e dança
Última alteração: 2017-08-11
Resumo
O presente estudo versa sobre a relação entre a educação somática e a criação em dança. A “educação somática” foi um termo cunhado no fim do século XIX e início do século XX e tem por intuito nomear práticas que trabalham com o soma. Este entendido como o processo de percepção e consciência do próprio corpo-mente. Em termos práticos é um meio de tornar o corpo consciente de suas partes e do todo formado por elas, promovendo uma autoregulação de seus aspectos físico, químico e emocional. No início, a educação somática era utilizada como meio alternativo de cura para alguns problemas que a medicina tradicional não dera conta. Com o passar dos anos, bailarinos e atletas aproximaram-se dos diversos métodos somáticos que surgiram, enfatizando a fuga das repetições mecânicas, tão comuns ao seu cotidiano profissional. Na atualidade é notável a influência destes métodos, inclusive no que toca à criação artística em dança. Para entender algumas formas pelas quais esses conteúdos se tocam, o presente trabalho escolhe cinco estudos de caso para análise, dentre os quais companhias que se propõe a criar dança sob a perspectiva de um corpo consciente de si. Sob essa perspectiva, emergem da análise características comuns ao processo de criação, mas que, em cena, caminham, em alguns casos, para direções completamente opostas. É o caso, por exemplo, da cena pautada na micromovimentação do corpo em contrapartida àquela que mescla a educação somática à uma técnica em dança. A partir dessas análises, entende-se que há dois pontos presentes em ambas as propostas artísticas: o estudo da presença e do “embodiment”. Assim, abre-se a possibilidade para o aprofundamento nesses dois temas comuns à educação somática e à dança, a partir de práticas de somatização e leituras sobre o tema. Entende-se que tais temas estão intimamente relacionados ao processo embrionário, de forma que as somatizações propostas por Marila Vellozo como parte da metodologia exercitada, se pautam nos estudos embriológicos feitos por Bonnie Bainbridge Cohen, em seu método somático, o Body Mind Centering®. Por fim, usando como base as práticas ora mencionadas, encontram-se meios de sistematizar uma cena de dança, a qual é apresentada publicamente na Unespar-Campus de Curitiba II, dando finalização ao processo de pesquisa.