Última alteração: 2017-08-11
Resumo
A presente pesquisa trata sobre a dança-teatro, aferindo os métodos de treinamento viáveis a essa linguagem cênica. Enquanto híbrido, a dança-teatro não limita-se a ser meramente a somatória da dança e do teatro, em que é possível aferir, cenicamente, os momentos de dança e os de teatro. Ao contrário, a dança-teatro configura-se como algo diverso de suas partes constituintes, compondo, assim, uma estética própria. Desse pressuposto, a pesquisa verticaliza-se no sentido de contemplar o modus operandi em que o intérprete de dança-teatro desenvolve-se, com o intuito de tornar-se mais hábil e apto a realizar seu ofício, englobando diversas áreas técnicas a serem aperfeiçoadas, como elasticidade e fortalecimento corporal, consciência corporal, técnicas vocais, entre outras. Para tanto, valeu-se tanto de um embasamento teórico, em que diversos autores pertinentes à temática foram analisados (BURNIER, 2009; FERNANDES, 2002), como também de um viés prático, em que o próprio pesquisador empregou e utilizou-se de treinamentos válidos à dança-teatro, criando, ao final, uma rotina de exercícios própria.