Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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COLETANDO DADOS SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL NO BRASIL: UM SEGUNDO ESTUDO DOS PROGRAMAS DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL VINCULADOS A INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Vitor Silveira Costa

Última alteração: 2017-08-11

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de estruturar a coleta de dados sobre o ensino de música para crianças em programas de musicalização infantil ofertados por instituições de ensino superior. O trabalho é resultado da continuação de um projeto submetido ao Programa de Iniciação Científica da Unespar para o período 2015/2016. Este segundo projeto teve por objetivo expandir os resultados obtidos até então. Para isso, estruturou-se a pesquisa atual da seguinte maneira: análise do projeto, restruturação, revisão teórica e preparação de novo instrumento para coleta de dados, em que o foco se estabeleceu pelo estudo teórico, a partir da ideia de autores como Saviani (1992), Loos (2013), Leme (2011), Kebach (2013). Buscou-se analisar as perspectivas encontradas na fundamentação curricular da disciplina de Artes para, assim, encontrar possíveis vínculos de relação e problematização com demais questões encontradas no estudo do ensino de música para crianças. O estudo da relação da afetividade nos processos educativos em Artes, associado pela perspectiva da educação infantil e, portanto, o pensar de como se estrutura essa educação (paradigmas da psicologia do desenvolvimento e o surgimento de novas correntes) é o direcionamento teórico para o desenvolvimento da pesquisa. Com este estudo chegou-se à segunda etapa da pesquisa: a reavaliação do instrumento de coleta de dados (questionário), modificando-se as questões originalmente propostas no período anterior de teste piloto. Outro momento desta etapa foi a organização dos dados instrucionais: a tabulação das instituições contempladas que realizam trabalhos de musicalização infantil, como curso de extensão por regiões geográficas. A partir dos resultados obtidos se torna possível caracterizar o ensino musical infantil no país a partir de um panorama mais consonante com a produção de conhecimento atual onde a criança é ser social, complexo, criador e autônomo.


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação musical. Musicalização infantil. Metodologias de ensino.