Última alteração: 2017-08-07
Resumo
A presente pesquisa buscou mapear a existência de composições para “guitarra elétrica” no universo da música contemporânea no Brasil. Seu objetivo foi mapear o cenário brasileiro a partir de pesquisa bibliográfica e de campo. Para tanto, buscou referencial teórico que incluiu materiais bibliográficos diversos sobre à história do instrumento, suas características físicas e tecnológicas. Além disso, incluiu leituras que embasaram a estruturação de questionários para pesquisas de modelo quali-quantitativo, explicitado por Otutumi (2008), a partir de Pádua (2003). Como resultado a pesquisa propôs e enviou a 280 potenciais participantes o questionário online, disponibilizado na plataforma Google Docs. Também foram realizadas leituras sobre as implicações legais e éticas de pesquisa envolvendo seres humanos, tendo como decorrência a elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, devidamente enviado a cada participante. Este questionário objetivou mapear a existência de composições para a guitarra elétrica, em configuração solo e/ou música de câmara, bem como sua disponibilidade. Os destinatários da pesquisa de campo foram compositores brasileiros atuantes, editoras de música, Grupos de Pesquisa cadastrados no DGP-CNPQ, cujo objeto de pesquisa incorporasse composição para o instrumento. Como complemento, o projeto também incluiu pesquisa de campo em importantes bibliotecas de partituras, como Centro de Documentação em Música Contemporânea da UNICAMP e a Biblioteca Nacional. A pesquisa apresentou como resultados: (i) maior compreenção sobre possibilidades metodológicas em pesquisa de campo; (ii) evidências para elaboração de lista de composições escritas para guitarra elétrica, com 7 obras catalogadas; (iii) subsídios quantitativos e qualitativos que permitam traçar mapa de cenário contemporâneo da composição erudita para a guitarra elétrica, bem como seu histórico recente.