Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNESPAR - PR
Maria Beatriz Sedrez Oliboni, Marcia J Beffa

Última alteração: 2017-08-05

Resumo


Esse estudo teve como finalidade analisar o processo de formação científica dos ingressantes no curso de Administração da Unespar-PR. Foram investigados 261 alunos recém-ingressos no curso em três campi da Unespar (PR) – Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por questões fechadas e abertas que tinha como propósito identificar o grau de conhecimento prévio, confiança e importância de tais atividades para o alunos ingressantes em sua trajetória acadêmica. Quanto à experiência prática na elaboração de pesquisas, utilizando-se das normas da ABNT, os dados indicaram 35% dos respondentes já realizaram mais de 5 trabalhos deste tipo e 47% apresentaram confiança moderada neste quesito. Quanto ao desenvolvimento de pesquisa de campo 41,5%   desenvolveram apenas 1 trabalho e aproximadamente 50% afirmaram possuir confiança moderada. Quanto à importância para a elaboração de trabalhos científicos, 74% dos graduandos avaliaram a disciplina de Metodologia como muito importante, entre outros motivos, por facilitar o processo de aprendizagem e ampliar os conhecimentos. Quanto ao ensino teórico e prático necessário para a elaboração de trabalhos científicos os dados indicaram que em relação ao desenvolvimento de referências bibliográficas 47% dos respondentes tem conhecimento teórico, enquanto 55% dos respondentes nunca teve contato com o documento do tipo fichamento. Quanto à realização de trabalhos do tipo resumo constatou-se que aproximadamente 80% já tiveram experiência de elaboração pelo menos teórica ou prática. Sobre o conhecimento de como elaborar trabalhos científicos, foi constatado que 47% dos respondentes tem algum conhecimento referente a estrutura de um trabalho científico e as normas da ABNT. Acredita-se que estes dados poderão subsidiar sugestões no tocante ao ensino de Metodologia de Pesquisa e favorecer a formação científica dos futuros administradores.


Palavras-chave


Administração; Formação Científica; Metodologia da pesquisa