Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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UM ESTUDO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PRÁTICAS AVALIATIVAS NA DISCIPLINA DE PERCEPÇÃO MUSICAL EM TRÊS UNIVERSIDADES DA REGIÃO SUL
Franciele Pereira Oliveira

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


Esta pesquisa de iniciação científica, em fase de finalização, tem sido desenvolvida na UNESPAR – Campus I (EMBAP) e trata das avaliações de alunos na disciplina Percepção Musical. Tem o objetivo de discutir sobre estratégias avaliativas da percepção no curso superior de música. Para tanto, foram realizadas leituras de obras de referência, bem como aplicação de questionários aos alunos de três universidades da região Sul. Os apontamentos das autoras Cristina Grossi (2001) e Virginia Bernardes (2001), sobretudo, questionam o uso exclusivo de gabaritos no diagnóstico dos estudantes, também incentivam a proposta de formatos mais abrangentes para verificar a aprendizagem dos conteúdos. Assim, observa-se a necessidade de conhecer o que pensam os estudantes sobre como são trabalhados os testes na disciplina ao longo da sua graduação. Por isso, este estudo, de abordagem qualitativa, dá ênfase aos conceitos dos informantes (KNECHTEL, 2014) por meio de questões abertas e fechadas. Desse modo, as perguntas direcionadas aos alunos constam tanto o perfil dos participantes, quanto os formatos dos exames a que são submetidos e itens que propiciam a reflexão sobre a maneira de perceber os sons. A versão teste do questionário foi apreciada por estudantes do Campus Curitiba II (FAP) e sofreu ajustes. Foram listadas as Instituições de Ensino Superior da região Sul e escolhidas inicialmente três delas UFPR, UEPG e UFRGS. Para tanto, operacionalizou-se a coleta de dados por meio da plataforma digital Survey Monkey, no qual viabilizou o controle de recebimento das informações entre os meses de maio e julho de 2017. Primeiramente, foram contatados os professores da matéria (seja por e-mail e, também pessoalmente), e, então, eles encaminharam aos seus alunos o acesso por link para contribuições na pesquisa. Os dados estão em fase de análise na concepção de Bardin (2002), e distribuídos nas categorias referidas à avaliação, dentre elas: frequência a que são executadas, recursos e metodologias. Os resultados preliminares demonstram que é quase unanime a prioridade dos alunos por diagnósticos individuais e práticos. As afirmações enfatizam a facilidade deles em percepção melódica, mas em geral acreditam que todos os conteúdos são significativos e as provas devem ser mensais. Espera-se que as informações trazidas pelos estudantes possam motivar novas reflexões úteis para o universo da pesquisa, igualmente, para os próprios docentes, aos quais foram receptivos e demonstraram interesse em acompanhar o desfecho desta investigação.


Palavras-chave


Percepção musical; Avaliação; Ensino superior