Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Raphael Fernandes de Almeida

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


O presente resumo aborda alguns resultados da pesquisa que se encontra em fase final. A pesquisa teve como objetivo investigar concepções de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e a sua relação com a Educação Básica, em trabalhos apresentados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM), nas edições de 2013 e 2015. Os pressupostos teóricos foram fundamentados em autores que desenvolvem trabalhos de Modelagem na perspectiva da Educação Matemática, tais como: Barbosa, Caldeira e Araújo. Para a análise e organização dos dados, adotou-se a metodologia de Moraes (2003) que contempla a Análise Textual Discursiva. O corpus foi organizado em três etapas previstas nesta metodologia que são: i) processo de unitarização; ii) categorização; e iii) construção do metatexto. Esse corpus foi coletado de 80 trabalhos de comunicação científica (CC), dos quais foram selecionados   nove e de 42 relatos de experiência (RE), sendo selecionados dois. Da organização, desses dados, construiu-se cinco unidades de significados, que posteriormente deram origem a duas categorias: (i) Aplicação da Modelagem Matemática, e (ii) Ensino com a Modelagem Matemática. Os resultados, preliminares, apontam que quando se utiliza a Modelagem no ensino da Educação Básica obtém-se um nível melhor de aprendizagem dos estudantes, no entanto, ressalta-se que há poucas produções científicas com concepções de Modelagem na perspectiva da Educação Matemática voltadas para a escola da Educação Básica. Foram evidenciados, também, trabalhos desenvolvidos em sala de aula da Educação Básica com perspectivas/concepções diferenciadas as quais, na maioria das vezes, abordam problemas relacionados ao contexto dos estudantes, bem como situações problemas não matemáticos envolvendo questões sociais, econômicas, dentre outros. Ressalta-se, nesse sentido, que os conceitos/conteúdos matemáticos se tornam significativos nessa relação.


Palavras-chave


Modelagem Matemática; Educação Básica; Concepções de Modelagem