Última alteração: 2017-08-11
Resumo
Este artigo é resultado do Projeto de iniciação Cientifica(2016/2017) denominado Lei 13006 Ressignificações do cinema na escola, cujo objetivo é contribuir com o debate sobre o lugar do cinema na escola , a partir da obrigatoriedade de exibição na rede básica e com a qualificação de professores. Foi inserido nas ações da Linha de Pesquisa Cinema e Educação do Grupo de Estudos - GPCINE - Estudos de Cinema, da Universidade Estadual do Paraná/Campus II/FAP.Parte da premissa de que a lei 13.006 traz desafios que devem fazer parte da pauta de discussão da sociedade, para construção de políticas públicas de Estado, nas áreas da educação e da cultura. E questionamentos que precisam fazer parte de um amplo debate nacional que também envolva a comunidade escolar, cineastas e universidades não se restringindo a membros de comissões, agentes públicos e do mercado. Como a base do trabalho é a percepção dos professores sobre a lei 13.006 e a partir dela a formação dos professores da rede básica trabalhamos com revisão bibliográfica sobre cinema e educação;realização de seminário e ação continuada para professores com exibição de filmes brasileiros e debates para ampliar o acesso à produção audiovisual brasileira. Aliamos assim a pesquisa com a extensão, ao abrir para a comunidade. Através de contato com os Núcleos Regionais de Educação da Secretaria de Estado da Educação e com o Projeto de Arte e Educação, da Fundação Cultural de Curitiba foram estabelecidas parcerias que levaram ao desenvolvimento de duas ações: Conversas sobre o Cinema com 10 encontros(2016/2017) e o I Encontro Estadual de Audiovisual e Educação( março de 2017). Os resultados esperados foram atingidos: Ampliação do acesso ao cinema brasileiro e à produção audiovisual por professores da educação básica, produção de material de apoio para debates e exibições de filmes brasileiros, demonstrando a necessidade do debate, acesso e reflexão para qualificar os trabalhos na escola.
Palavras-chave: Educação. Audiovisual.