Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA INTERAÇÃO DOS DOCENTE
Luana Machado Tardivo

Última alteração: 2017-08-05

Resumo


 

RESUMO

O contexto político-social é elemento imprescindível para se debater a educação em todos os níveis e modalidades de ensino, tendo em vista o que propõe o Plano Nacional de Educação (2014) e que vem ampliando as discussões em níveis estadual e municipal. No que se refere à inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino, visualizamos a necessidade de reorganização de todo o sistema educacional de ordem administrativa e pedagógica. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) faz parte desta nova reorganização do sistema e está pautado nas políticas públicas educacionais, que definem o perfil do docente para atuar neste contexto. O estudo aqui apresentado discute as práticas curriculares de uma professora da sala de recursos multifuncionais em interface com as práticas pedagógicas da professora da sala de aula comum na rede municipal de educação de Apucarana – PR.  Participaram da pesquisa duas professoras e um aluno com deficiência intelectual, atendido pelas duas professoras. O objetivo foi analisar a interação entre a professora do atendimento educacional especializado com a professora da sala de aula comum. A metodologia utilizada foi a observação in loco e entrevista semiestruturada. Na observação durante o AEE evidenciou-se que a professora utiliza diferentes estratégias pedagógicas, conforme o nível de compreensão do aluno, já no ambiente da sala de aula comum a professora apresenta maior dificuldade para adequar as atividades ao nível de aprendizagem do aluno. No que se refere a interação entre as duas professoras, as mesmas informaram ter dificuldades de reunirem-se para discutir a metodologia adequada para promover a aprendizagem do aluno. Conclui-se que existe lacunas na organização do sistema educacional, para que se cumpra o que rege a Resolução 02/2009, que trata das Diretrizes para o Atendimento Educacional Especializado, especificamente quanto a articulação do professor de sala de recursos multifuncionais com os professores da sala de aula comum, no sentido de orientar estratégias pedagógicas que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.


Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Educação Especial. Interação.