Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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DISCURSO PUBLICITÁRIO: REGULARIDADES NA CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS SUJEITOS CONSUMIDORES DE SMARTPHONE
Você Aparecida Calvo Zolin

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


O aparelho smartphone tem tido destaque nos anúncios publicitários por ser um objeto de desejo que, somado às suas diversas funcionalidades, torna-se um artefato de grande potencial de consumo. A eficácia da publicidade depende do poder de convencimento, persuasão e da formulação de imagens, representações de identidades, com as quais os consumidores possam se identificar. Considerando que a publicidade, na conjuntura de uma sociedade consumista, configura-se como um processo de produção cultural, como um suporte de representação de identidades e que, na chamada “pós-modernidade”, a identidade dos sujeitos foi descentrada, resultando em identidades fragmentadas, formadas e transformadas continuamente, problematizamos em nossa pesquisa a seguinte questão: quais representações identitárias do consumidor de smartphone estão inscritas no discurso publicitário? Dessa forma, este trabalho, subsidiado nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, articulado aos estudos culturais, visa analisar os mecanismos linguístico/imagético/discursivos empregados para constituir a representação de identidade do sujeito consumidor de smartphone e explicitar regularidades desse discurso. Assim, tomam centralidade conceitos como o de discurso, visto como um processo de efeitos de sentido entre locutores e o de sujeito, como sendo constituído na e pela linguagem interpelado por formações ideológicas e discursivas. Outro conceito fundante é o de identidade, tratado na perspectiva de Bauman (2005); Hall (2014, 2015); Silva (2014); Woodward (2014). Após análise de vários anúncios publicitários foi possível explicitar um percurso de regularidades na representação identitária do sujeito consumidor de smartphone no discurso publicitário, e, para a presente comunicação, selecionamos um vídeo publicitário do smartphone iPhone 6s e outro do smartphone Zenfone da Asus, ambos veiculados no Youtube, site de compartilhamento de vídeos. A partir das análises realizadas, pudemos estabelecer uma configuração sobre o consumidor de smartphone representado pela publicidade contemporânea: como sendo um sujeito em busca de status, visibilidade, mudança, novidade, rapidez, poder e de ser mais valorizado do que quem não tem acesso a essa tecnologia.

Palavras-chave


Discurso publicitário. Identidade. Smartphone.