Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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Práticas de estudo para escrita rítmica e melódica e a autorregulação da aprendizagem: uma síntese da pesquisa
Elcio Antonio Almeida Junior, Cristiane Hatsue Vital Otutumi

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


A escrita musical está presente no cotidiano do músico, em especial para universitários de cursos de música, que exercitam essa atividade em diversas disciplinas, sobretudo na Percepção Musical. Porém, o desenvolvimento de uma escrita musical eficaz depende também de conhecimentos que não estão ligados diretamente à notação musical (teoria musical, memória de padrões rítmicos e melódicos, e outros), fazendo surgir dificuldades ao exercitar essa habilidade. Essa pesquisa de iniciação científica teve como objetivo investigar a prática da notação rítmica e melódica de alunos matriculados na disciplina de Percepção Musical I e II da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), orientados pela teoria da autorregulação da aprendizagem, um dos constructos da Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura (1986). Para tanto, a metodologia adotada consistiu na revisão bibliográfica de autores da área de percepção musical, autorregulação e cognição musical. Após, houve o planejamento de 4 oficinas, realizadas com estudantes matriculados em Percepção Musical I e II. Durante os encontros, foram feitas práticas de escrita de excertos musicais, aplicação de questionário, utilização de jogos pedagógicos com conteúdos relacionados a padrões rítmicos/melódicos, discussões sobre estratégias de grafia musical, e sobre a autorregulação da aprendizagem no contexto acadêmico – além de atividades que buscaram entender e aprimorar a habilidade dos participantes. A partir da análise e categorização dos dados, construída pela análise de conteúdo de Bardin (2010), constatou-se que a maioria dos acadêmicos não detinha uma estratégia clara para notação dos trechos executados, entretanto, após as práticas realizadas, a maioria dos alunos obteve melhora no processo, reflexo de uma maior concentração durante o exercício e desenvolvimento mais consciente dele. Em geral, percebeu–se a necessidade de privilegiar cada vez mais processos como da Autorregulação no contexto acadêmico, com estímulo de aspectos motivacionais, concentração, e a constante autorreflexão do aluno sobre sua aprendizagem.

Palavras-chave


Escrita musical; Autorregulação; Percepção musical