Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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Teoria e prática harmônica no Paralelismo da escrita pandiatônica
Juan Santiago Beis

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apontar relações em uma linhagem de sonoridades presente em compositores (mormente na primeira metade do século XX), técnicas e materiais inter-referenciáveis, que tem como eixo central a utilização de uma forma básica (a escala) e a sua mutação externa e interna como origem referencial de um processo composicional. A pesquisa é fundamentada na revisão de literatura do estudo da harmonia e composição, bibliografia esta utilizada como ferramenta comparativa.

Propõe-se assim um olhar analítico sobre as similaridades do material harmônico pós-tonal nas estruturas intervalares genéricas de Olivier Messiaen, Claude Debussy e Alois Hába, considerados pioneiros no desenvolvimento teórico-musical em sua contemporaneidade. Estes compositores invocam no seu trabalho artístico um olhar estrutural comum sobre uma configuração vertical de acordes (o agregado), a qual, enquanto cumpre função de arquétipo tonal, mostra-se concomitantemente como permutação dos graus vindos de uma escala-mãe. Apontam-se relações cruzadas entre os compositores e traços morfológicos são expostos. A partir desta síntese, propõe-se, uma metodologia para facilitar e conduzir à uma relação mais integral do compositor com o material enquanto expressão harmônica. O trabalho realizado tem como fim a redação de um artigo científico, o qual será submetido à “Revista Vórtex ” para publicação (submissão até 01/10/2017).

 


Palavras-chave


1. Pandiatonicismo. 2. Alois Hába. 3. Olivier Messiaen.