Última alteração: 2017-08-07
Resumo
Tendo em vista os grandes avanços tecnológicos voltados à educação, como o desenvolvimento de softwares, jogos, recursos digitais e objetos de aprendizagem, buscou-se compreender como estes podem ou não contribuir para o ensino e a aprendizagem de matemática em diferentes níveis de ensino. Nosso intuito consistiu em investigar como professores da educação básica compreendem as tecnologias digitais, o papel que atribuem a essas tecnologias no ensino e como e por que as incorporam ou não à sua prática em sala de aula. Com o aumento significativo nos últimos anos referentes à publicação de teses e dissertações acerca da educação matemática, fez-se necessário uma revisão literária sobre o assunto a fim de identificar os trabalhos envolvendo tecnologias digitais no ensino da Matemática. Para isso foram analisados trabalhos entre os anos de 2010 e 2017 identificados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), ao todo foram selecionados 22 trabalhos sendo os demais descartados por não ter relação direta com o tema trabalhado. Posteriormente, foi elaborada uma tarefa no software GeoGebra sobre função quadrática, que foi discutida com 2 professores da rede pública de educação básica. Apresentamos a tarefa aos professores, a fim de que experenciassem as possibilidades e dificuldades que o aluno poderia ter ao resolvê-la e o roteiro a ser seguido para a construção de animações no GeoGebra que permitia a investigação das questões propostas na tarefa. Na sequência, realizamos uma entrevista semiestruturada com os professores, a fim de compreender a importância que atribuem às tecnologias digitais e como avaliavam a tarefa proposta. Dos resultados do trabalho depreendemos que o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de matemática pode trazer ganhos significativos, desde que seja inserido de forma adequada, ou seja, com objetivos pedagógicos pré-estabelecidos, pois traz consigo grandes possibilidades de inovações ao processo de ensino e aprendizagem, sem substituir o papel do professor. A falta de acesso a laboratório de informática em pleno funcionamento é um dos principais motivos que levam os professores a não inserir na sua prática docente o uso das tecnologias digitais, seguido da falta de capacitação dos professores, pois muitos ainda se sentem inseguros por não conhecerem e não dominarem esses recursos e assim preferem não utilizá-los.