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MODELAGEM MATEMÁTICA: ABORDAGENS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Última alteração: 2017-10-01
Resumo
Neste resumo, apresenta-se resultados de uma pesquisa que investigou concepções atribuídas a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica, em artigos científicos e em relatos de experiência da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM), onde são divulgadas pesquisas e práticas pedagógicas relacionadas a Modelagem Matemática (MM). Especificamente, nas duas últimas edições: VIII e IX CNMEM, realizadas em 2013 e 2015, respectivamente. Também investigou-se em livros de autores brasileiros com abordagens em MM selecionados no Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino (CREMM, 2016) onde constam informações sobre como a MM tem sido abordada na Educação Básica. Para isso, embasou-se na Educação Matemática Crítica (EMC) concebida pelo professor dinamarquês Ole Skovsmose. Para o desenvolvimento metodológico, referenciou-se pelos procedimentos sugeridos por Moraes (2003) para uma análise textual discursiva de cunho qualitativo, a qual, constitui-se pelos elementos: unitarização, categorização e comunicação. A análise dos dados possibilitou a construção de nove unidades de significado, unidades construídas a partir da desconstrução, fragmentação dos textos e agrupamento dos trechos desses textos que expressavam ideias semelhantes entre si. Dessas unidades, emergiram três categorias mais gerais, as quais, exprimem as compreensões acerca das concepções investigadas. Verificou-se que as concepções investigadas em todos os trabalhos analisados, possuem convergência com aspectos da perspectiva da EMC no contexto da Educação Básica. Essa convergência se dá, principalmente, no âmbito de aspectos relacionados à democracia na sala de aula - de modo que o diálogo entre professor e estudante e a interação entre os estudantes recebem destaque - ao desenvolvimento de competência crítica e autonomia, por parte dos estudantes, a partir do conhecimento reflexivo que pode ser desenvolvido por meio das reflexões possibilitadas pelo ambiente proporcionado por atividades de MM. Ambiente de aprendizagem que permite aos estudantes, com o auxílio do professor, um trabalho cooperativo e interativo de problematização, investigação e reflexão. Reflexão tanto em relação aos próprios modelos matemáticos, quanto às implicações dos resultados encontrados no contexto que envolve a problemática.
Palavras-chave
Educação Matemática Crítica; Modelagem Matemática; Educação Básica.