Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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MODELAGEM MATEMÁTICA: ABORDAGENS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Milene Nagila Mesquita, Amauri Jersi Ceolim

Última alteração: 2017-10-01

Resumo


Neste resumo, apresenta-se resultados de uma pesquisa que investigou concepções atribuídas a Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica, em artigos científicos e em relatos de experiência da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM), onde são divulgadas pesquisas e práticas pedagógicas relacionadas a Modelagem Matemática (MM). Especificamente, nas duas últimas edições: VIII e IX CNMEM, realizadas em 2013 e 2015, respectivamente. Também investigou-se em livros de autores brasileiros com abordagens em MM selecionados no Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino (CREMM, 2016) onde constam informações sobre como a MM tem sido abordada na Educação Básica. Para isso, embasou-se na Educação Matemática Crítica (EMC) concebida pelo professor dinamarquês Ole Skovsmose. Para o desenvolvimento metodológico, referenciou-se pelos procedimentos sugeridos por Moraes (2003) para uma análise textual discursiva de cunho qualitativo, a qual, constitui-se pelos elementos: unitarização, categorização e comunicação. A análise dos dados possibilitou a construção de nove unidades de significado, unidades construídas a partir da desconstrução, fragmentação dos textos e agrupamento dos trechos desses textos que expressavam ideias semelhantes entre si. Dessas unidades, emergiram três categorias mais gerais, as quais, exprimem as compreensões acerca das concepções investigadas. Verificou-se que as concepções investigadas em todos os trabalhos analisados, possuem convergência com aspectos da perspectiva da EMC no contexto da Educaçã­­­­­o Básica. Essa convergência se dá, principalmente, no âmbito de aspectos relacionados à democracia na sala de aula - de modo que o diálogo entre professor e estudante e a interação entre os estudantes recebem destaque - ao desenvolvimento de competência crítica e autonomia, por parte dos estudantes, a partir do conhecimento reflexivo que pode ser desenvolvido por meio das reflexões possibilitadas pelo ambiente proporcionado por atividades de MM. Ambiente de aprendizagem que permite aos estudantes, com o auxílio do professor, um trabalho cooperativo e interativo de problematização, investigação e reflexão. Reflexão tanto em relação aos próprios modelos matemáticos, quanto às implicações dos resultados encontrados no contexto que envolve a problemática.­­­

Palavras-chave


Educação Matemática Crítica; Modelagem Matemática; Educação Básica.