Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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APRENDIZAGEM VIVENCIAL: O CASO EMPRESA JÚNIOR ILHA DO MEL
Simone Gouveia da Veiga

Última alteração: 2017-07-20

Resumo


O presente estudo tem por objetivo avaliar o processo de ensino-aprendizagem através das ações desenvolvidas pelos acadêmicos participantes da Empresa Júnior Ilha do Mel, envolvendo os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Buscou-se verificar a caracterização do processo através da aprendizagem vivencial inspirada por Kolb e educação experencial inspirada na abordagem rogeriana. Para seu desenvolvimento, além da pesquisa bibliográfica desenvolvida para a coleta dos dados secundários, utilizou-se a entrevista como instrumento para a coleta dos dados primários tendo como público alvo ex-dirigentes de empresas juniores cadastradas no Conselho Regional de Administração. Verificaram-se com o estudo, as capacidades de experiência, observação, concepção e experimentação propostas pelas teorias aplicadas nas atividades práticas desenvolvidas pelos ex-dirigentes. A partir dos levantamentos feitos, o estudo encontra-se em fase de desenvolvimento de uma metodologia de aprendizagem vivencial para o desenvolvimento de competências de gerenciamento de projetos de reestruturação da Empresa Júnior Ilha do Mel, com discussão teórica da aprendizagem vivencial e educação experencial. A partir de Kolb o desenvolvimento de competências contará com subsídios da teoria da aprendizagem vivencial concebendo a aprendizagem como um processo e não em termos dos resultados obtidos na forma de acúmulo de conhecimentos ou respostas a estímulos. Já como educação experencial buscar-se-á atividades em que o estudante deixa de ser um técnico o especialista de uma determinada área de conhecimento que vai prestar serviços — para tornar-se um trabalhador social, isto e, aquele que se prepara para servir à sociedade atuando dentro dela, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo.


Palavras-chave


Aprendizagem vivencial. Empresa Júnior. Educação experiencial.