Última alteração: 2017-08-07
Resumo
Ana Cristina Cesar foi tradutora, crítica, sobretudo, poetisa. Apesar de sua voz singular no cenário da poesia brasileira, somente obteve holofotes voltados para a sua lírica duas décadas após seu suicídio. Sua poesia é constituída por temas universais, e absorvidos pela sua crítica, como o amor, a morte e a alteridade. Mas há ainda a metapoesia, que atravessa toda a sua lírica, cujo traço embora reconhecido, ainda permanece uma lacuna no que concerne às suas implicações. O objetivo desta pesquisa foi identificar, analisar e interpretar a recorrência da temática metapoética no livro A teus pés (1982), assim como os recursos poéticos empregados. O procedimento metodológico foi a leitura da teoria da poesia, como Paz (2013), Friedrich (1978), Hamburger (2013), Bloom (1993), bem como da fortuna crítica já existente sobre a obra da poeta em foco, Camargo (2013), Malufe (2010), Sussekind (1995), e Souza (2010) em cotejo com a obra lírica. A partir disso, elaboramos análises interpretativas dos metapoemas, que suscitaram o embaçamento das fronteiras entre a figura simbólica de Ana C. e o eu-lírico que foi construído e estetizado pela poetisa, além das conexões estabelecidas que colocam a poetisa como herdeira da lírica moderna, e indicam também o seu diálogo com o contemporâneo, pois lida com a poesia como autônoma e independente. Para Ana Cristina Cesar, a poesia é autossuficiente.