Última alteração: 2017-08-02
Resumo
RESUMO
No presente artigo buscou-se identificar e descrever os fatores geradores de vantagem competitiva em uma empresa do Noroeste Paranaense, Beckhauser Troncos e Balanças. Foi realizada uma revisão da literatura sobre o que é estratégia organizacional, quais são as principais abordagens utilizadas na sua contextualização e por que estudá-la. Também foi levantado uma revisão sobre o que são as vantagens competitivas e como elas e a estratégia organizacional se combinam. A pesquisa pode ser classificada como descritiva e de natureza qualitativa e para o identificar e descrever dos dados empíricos foi utilizado a análise de conteúdo como metodologia de pesquisa, com base em um conjunto de entrevistas pré-coletadas com funcionários de cargos gerenciais e dirigentes da empresa. Por fim, conseguiu-se explicar a vantagem competitiva da empresa estudada por meio do que fora denominado de Práxis Soft e Práxis Hard, como por exemplo, credibilidade, traços familiares, perenidade, solução de problemas e outras práticas. Portanto, o artigo foi estruturado a partir de uma introdução às estratégias organizacionais, seguido de um referencial teórico enunciado em tópicos, após, a compreensão dos dados que foram identificados como práticas para obter a vantagem competitiva, seguidos da metodologia de pesquisa, conclusões e as referências.
Palavras-chave: Estratégia organizacional. Vantagens competitivas. Fatores geradores.