Última alteração: 2017-08-05
Resumo
Este estudo teve como finalidade analisar o processo de formação científica dos alunos do curso de Administração da Unespar-PR. A participação em programas de iniciação científica, projetos de pesquisa e extensão, estágios curriculares, atividades complementares, participação em eventos e elaboração de relatório, TCC e artigos são propostas das IES para efetivar a formação científica. Foram investigados 165 graduandos dos quatro campi: Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá e Paranavaí. A coleta de dados efetivou-se pela aplicação de um questionário composto por questões fechadas que propuseram-se a identificar o grau de confiança e importância das atividades no estágio obrigatório. Os resultados indicaram um grau de confiança bom na construção das etapas do estágio supervisionado (coleta de dados, análise dos dados, identificação das evidências do problema, análise e confrontação teórico prática e elaboração da proposta de ação). Quanto à elaboração do relatório, artigo ou TCC seguindo padrões e normas da ABNT, os dados revelaram pouca e média confiança em usar as normas e fazer referências. Quanto ao conhecimento teórico e prático na execução de tais atividades, os graduandos dos campi de Paranaguá e Paranavaí indicaram grau médio de confiança e os do campi de Apucarana e Campo Mourão indicaram grau de confiança superior à média, em torno de 70%. Os graduandos avaliaram como muito importante e importante o estágio supervisionado e elaboração do relatório/TCC/artigo para a formação acadêmica, atuação profissional, suporte de disciplinas, aplicação de conhecimentos na prática e atuação do orientador. Ressalta-se no campus de Paranaguá indicativo de pouca importância para atuação do orientador. A disciplina de Metodologia foi destacada dentre outras disciplinas a que oferece suporte para realização de trabalhos nos moldes científicos. No campus de Campo Mourão, em que é desenvolvido apenas o TCC, as etapas de elaboração de um trabalho científico foram indicadas com grau de confiança acima da média, ressaltando-se pouca confiança na fase de escolha do tema, definição do problema de pesquisa, pesquisa bibliográfica, análise dos dados. Acredita-se que estes dados possam subsidiar modificações no processo de efetivação prática do currículo projetado no Projeto Político Pedagógico, bem como sugestões de atividades de pesquisa e no tocante ao ensino de Metodologia de Pesquisa.