Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO ACERCA DO USO POR DOCENTES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO DE CAMPO MOURÃO - PR.
Victor Hugo Ricco Bone Antunes

Última alteração: 2017-08-06

Resumo


RESUMO

Existem diversos programas de incentivo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), os quais fornecem equipamentos e softwares para utilização pedagógica nas escolas. Contudo, para que o professor possa utilizar plenamente essas TIC, ele precisa ter amplo conhecimento das mesmas. Muitos desses docentes precisam buscar formação continuada sem auxílio governamental ou das instituições de ensino em que lecionam. Isso acaba por dificultar a utilização desses instrumentos. Como sujeitos dessa pesquisa, elegemos os professores de Matemática do Ensino Fundamental II da região de Campo Mourão – PR. Os principais objetivos foram: (i) efetuar um levantamento teórico do uso pedagógico das TIC para o ensino e aprendizagem de Matemática; (ii) investigar como os professores, sujeitos dessa pesquisa, utilizam as TIC para o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos; e, (iii) identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes ao utilizar pedagogicamente as TIC. A metodologia utilizada perpassou por levantamento teórico em periódicos Capes B4 ou superior, teses e dissertações concluídas nos últimos cinco anos e Anais de eventos de abrangência nacional, que abordam o uso de tecnologias, conforme o primeiro objetivo. Em seguida foi elaborado um questionário piloto, composto de 30 questões, que depois de aplicado como teste, passou por reformulação e foi enviado via e-mail aos 216 docentes, sujeitos desta pesquisa. Durante um período de 30 dias, recebemos 12 respostas, das quais 3 foram descartadas por não utilizarem tecnologias. Os resultados apontam que um número substancial dos sujeitos que utilizam as TIC para o ensino de matemática, são aqueles com formações mais recentes. Um dos motivos para isto é que os professores mais antigos, muitas vezes, não tiveram contato com softwares durante sua formação, o que dificulta a utilização em sala de aula. As análises apontam consonância entre as respostas obtidas, tanto relacionadas à dificuldade que os docentes encontram com infraestrutura e materiais precários, quanto com o interesse deles em buscar conhecimentos por conta própria. Conforme descrito por alguns dos sujeitos, o uso das TIC fornece aos alunos experiências mais significativas, pois nota-se que o interesse do estudante aumenta com a utilização de recursos tecnológicos, o que, por sua vez, facilita a compreensão do conteúdo que está sendo estudado.

 

Palavras-chave: Dificuldades. Motivação. TIC.