Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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NOVAS MANEIRAS DE CONCEBER O ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRÁTICA DE PROJETOS NA ESCOLA
Alessandra Diendry Fonseca, Ricardo Pataro

Última alteração: 2017-08-06

Resumo


O objetivo da pesquisa foi estudar o trabalho com a prática de projetos na escola como alternativa ao modelo educativo pautado exclusivamente na transferência de conhecimentos. Atualmente, diante das transformações sociais e educacionais, a escola vive um momento de ruptura. Nesse momento, identificamos uma tensão entre dois modelos educativos: um modelo consolidado no século XIX pautado na transferência de conhecimentos e um modelo mais ativo, que valoriza a participação dos(as) estudantes e o diálogo com o objetivo de promover o encontro entre o ensinar e o aprender. Essa tensão, no entanto, não pode ser vista de maneira negativa, pois ela nos proporciona oportunidades de questionar modelos educativos que já não estão em consonância com os contextos da escola contemporânea. Considerando que o modelo de transmissão confunde o ensino com o ato de emitir uma mensagem verbal, acreditamos que é necessário buscar procedimentos didáticos ativos que objetivem o encontro entre o ensinar e o aprender. Encontramos, na prática de projetos, uma metodologia ativa de aprendizagem que possibilita promover o diálogo e a participação – priorizando a aprendizagem das(os) alunas(os). No trabalho com projetos em sala de aula, o ensino dos conteúdos escolares é promovido de maneira contextualizada aos problemas reais de alunos e alunas, baseando-se em novas maneiras de conceber os papéis de professores(as) e alunos(as) e as relações de ensino-aprendizagem. É importante destacar que priorizar a aprendizagem das alunas e dos alunos não é negar o ensino, mas entender que ensinar não se restringe ao ato de comunicar/transmitir. Em nossa pesquisa, desenvolvemos uma prática pedagógica baseada nos princípios do trabalho com projetos. Em nossa prática, alunos e alunas participaram do trabalho em sala e realizaram escolhas que ampliaram o diálogo entre docente e discentes, ajudando a superar a dicotomia que geralmente se estabelece na relação professor-aluno. Os resultados apontam que a prática pedagógica de projetos oferece possibilidades para o desenvolvimento de um planejamento docente que supere a transmissão, promovendo uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conectando a escola com os problemas sociais e a vida dos(as) estudantes.

Palavras-chave


Metodologias ativas. Currículo por projetos. Participação discente.