Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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ENTRELAÇANDO SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: APRENDIZAGENS NO CURSO DE PEDAGOGIA
CARLA KELEN SOARES

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


O presente texto apresenta pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica da IES de origem das autoras, tendo como objetivo analisar o papel do estágio curricular supervisionado para a constituição dos saberes docentes do licenciando em Pedagogia. O estudo faz parte do Núcleo de Estudos de Formação Inicial e Permanente de Professores (NEFIPP) pertencente ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE). Partiu-se do pressuposto de que o professor necessita construir um conjunto de saberes e de conhecimentos específicos para desempenhar sua função como profissional da educação, bem como, da necessidade constante de revisitar a organização e o direcionamento da formação inicial e dos estágios curriculares. Para cumprir o objetivo proposto, numa perspectiva qualitativa, foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que teve como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Abrangeu como sujeitos os licenciandos do curso de Pedagogia de uma universidade pública estadual do Paraná, matriculados no último ano do curso, ou seja, que já estavam em processo de conclusão de curso e, portanto, já haviam cumprido toda a carga horária obrigatória de estágio curricular supervisionado. Os dados foram analisados fundamentando-se, principalmente, nos referenciais teóricos de Pimenta (2012ab), Behrens (2009) e Tardif (2002, 2009). Com base na pesquisa realizada, pode-se inferir que os saberes docentes são constituídos ao longo da trajetória formativa e profissional do docente. Porém, destaca-se que a formação inicial possui fundamental importância, como sendo o primeiro contato do futuro professor com conhecimentos específicos da docência, que se tornam a base de sua formação. Destacou-se, de forma expressiva, que o estágio curricular supervisionado desempenha um papel consubstancial na construção dos saberes docentes do Licenciando em Pedagogia, pois, por meio deste processo, o acadêmico tem um contato inicial com a realidade em que atuará como profissional, tendo a oportunidade de conhecer a prática da futura profissão e refletir sobre ela.

 


Palavras-chave


Saberes docentes. Estágio curricular supervisionado. Formação inicial.