Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA DE TÉCNICAS DE EXPRESSIVIDADE COM ALUNOS DE VIOLÃO DO CURSO SUPERIOR DE INSTRUMENTO DA EMBAP: APLICAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS
William da Silva Guimarães

Última alteração: 2017-08-07

Resumo


RESUMO

O presente estudo insere-se na pesquisa “Ferramentas para a expressividade: a sua incorporação no estudo da técnica violonística” que ocorre no “Grupo de Pesquisa em Violão – estudos da performance, pedagogia e repertório”. O projeto guarda-chuva tem como objetivo verificar como se configura o estudo da expressividade em instrumentos de cordas, madeiras e piano, catalogando trechos de métodos que tratam de questões relacionadas ao timbre, articulação, dinâmica, tempo e vibrato. Já esta pesquisa em específico, desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da UNESPAR, manteve o foco na articulação direcionada ao estudo do violão. Foi elaborado um grupo de trabalho com alunos do curso Superior de Instrumento (bacharelado) do Campus de Curitiba I (EMBAP) para o estudo sistemático da articulação e seus efeitos no repertório. Este grupo realizou encontros semanais, trabalhando a articulação como ferramenta expressiva, por meio de exercícios previamente elaborados a partir de escalas musicais. No fim, foram aplicados os conhecimentos obtidos no repertório proposto para os alunos. Os resultados foram obtidos a partir da análise qualitativa de gravações de vídeo feitas no começo do experimento, quando os alunos ainda não haviam tido contato com o material de estudo de articulação, e também depois do material estudado, quando verificamos se houve mudanças na forma de interpretar as obras.

Palavras-chave


Violão no ensino superior. Performance. Expressividade em Música.