Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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NOVAS MANEIRAS DE CONCEBER O ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Verônica Irene de Jesus Costa, Ricardo Pataro

Última alteração: 2017-08-06

Resumo


O objetivo da pesquisa foi planejar, registrar e analisar uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma de crianças da educação infantil. Partimos do pressuposto de que existe, na escola, uma tensão entre alguns modelos de ensino que se baseiam na transferência de conhecimentos e outros modelos pedagógicos que buscam novas maneiras de conceber o ensino. Em nossa pesquisa, a intenção foi trabalhar com um modelo pedagógico relacional, que prioriza o diálogo e a relação professor-aluno, busca um conhecimento aprofundado, com significado e entende a importância do aprendizado, que não se resume ao ato de transmissão verbal de conteúdos. Uma de nossas intenções é questionar a representação existente de que as práticas que não forem tradicionais serão expressão do laissez-faire. Acreditamos que existem outras maneiras de conceber o ensino nas quais as práticas pedagógicas podem ser mais ativas, dinâmicas e baseadas na realidade dos(as) estudantes, sem deixar de lado a importância dos conteúdos curriculares. Para o planejamento de nosso trabalho junto à turma de crianças da educação infantil, buscamos organizar uma prática pedagógica que atribuísse significado aos conteúdos, relacionando o ensino com a realidade das crianças e privilegiando a interação professor-aluno. O planejamento da prática foi pautado nos princípios de uma metodologia de trabalho que busca o diálogo entre docentes e discentes e o envolvimento daqueles que fazem parte do processo da aprendizagem. Os resultados de nossa pesquisa evidenciam que pensar novas maneiras de conceber o ensino implica disposição para rever nossas próprias maneiras de pensar a educação e nossas crenças do que significa ensinar. Em nossa pesquisa, entramos em contato com aspectos da prática pedagógica que geram inseguranças e incertezas. Alguns desses aspectos podem ser exemplificados na dispersão das crianças, conflitos ocorridos em sala de aula, imprevistos que modificam o planejamento docente e até mesmo outros elementos que só foram percebidos no momento da análise de nossa própria prática. Ao buscar um planejamento de acordo com os princípios teóricos que defendemos, percebemos que os modelos educativos baseados na transferência de conteúdos estão mais presentes do que gostaríamos – inclusive em nós mesmos – e são difíceis de identificar. Todos esses aspectos nos levam a refletir a respeito da importância de rever nossas próprias concepções em busca de novas formas de conceber o ensino.


Palavras-chave


Novos modelos pedagógicos. Pedagogia relacional. Ensino e aprendizagem.