Última alteração: 2017-08-06
Resumo
A educação brasileira tem vivido processos de mudança e democratização. Transformações sociais, políticas e econômicas levaram às revoluções educacionais e estenderam a educação formal para maiores parcelas da população. Esse processo de democratização revelou os desafios de se constituir uma escola democrática e inclusiva em uma sociedade permeada por diferenças e desigualdades, além de evidenciar a necessidade de reinventar a escola que conhecemos, cujo modelo se consolidou no século XIX. Diante disso, assistimos, nas últimas décadas, à chegada na escola de muitos estudantes representantes da primeira geração de suas famílias que têm acesso à escolarização. Tal mudança revela avanços de um ponto de vista global, sobretudo no que diz respeito ao acesso de crianças e jovens à escolarização. Por outro lado, sob uma perspectiva local de sala de aula, tais mudanças também levaram ao surgimento de vários desafios enfrentados no cotidiano escolar. Em vista disso, nossa pesquisa buscou compreender as representações sobre o papel docente e os desafios decorrentes da democratização da escola. Para se atingir os objetivos da pesquisa, foram organizados grupos focais com docentes de escolas públicas da região da Comcam durante um curso de formação continuada. As dificuldades citadas pelos(as) participantes da pesquisa apontam para a relação entre a família e a escola; desafios no âmbito do conselho de classe; identidade da escola; diálogo entre professores e pedagogos; planejamento docente; e necessidade de presença de temas atuais que contribuam na formação do pedagogo para compreender, refletir e planejar ações e lidar com os conflitos gerados a partir da democratização da escola. Os resultados indicam que existe um sentimento de desorientação diante dos desafios do cotidiano e que há a necessidade de se repensar a formação docente inicial para que passe a abordar os desafios gerados pelas mudanças recentes na escola brasileira. Destacamos, com a pesquisa, a importância de conhecer a realidade da instituição escolar a partir das representações dos próprios docentes que vivem cotidianamente a escola e, a partir disso, buscar maneiras de formar professores e professoras conscientes de seu papel e dos desafios que nos são colocados atualmente pela democratização da escola brasileira.