Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA: METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Kédima Veridiana Couto, Ricardo Fernandes Pataro

Última alteração: 2017-08-06

Resumo


O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma formação continuada com professores(as) em exercício utilizando uma metodologia ativa para maior participação dos(as) próprios(as) docentes nas escolhas. A intenção foi superar as práticas de formação que oferecem caminhos previamente definidos e baseados somente na transmissão-recepção de conteúdos. A partir disso, em nossa pesquisa organizamos uma formação que abordou os desafios que os(as) professores(as) enfrentam em seu cotidiano e que são decorrentes da democratização e das transformações ocorridas na escola contemporânea. Partimos do pressuposto de que as práticas pedagógicas baseadas em metodologias ativas, que possibilitam a participação, podem dar origem a um aprendizado mais significativo, que supere a superficialidade da transferência de informações e alcance, de fato, a profundidade que exige a produção de conhecimentos. Os resultados da pesquisa demonstraram que o curso teve impacto positivo nos(as) professores(as), trazendo conteúdos que geraram expectativa – por se tratar de uma metodologia que não conheciam – e proporcionaram aprendizado, além de maior interação, já que a metodologia utilizada possibilitou indagações que geraram pesquisas, estudos e debates em torno das próprias dúvidas dos(as) participantes do curso. Ao dinamizar a formação continuada, a metodologia utilizada conscientizou para a mudança necessária e para os processos de reflexão sobre os objetivos almejados pelo trabalho escolar, quais sejam, levar a um aprendizado aprofundado, indo além das metodologias transmissivas, em nosso caso, palestras e/ou atividades discursivas que muitas vezes não levam em consideração os problemas e desafios dos(as) próprios(as) professores(as) em seu cotidiano. As dificuldades encontradas pelos(as) docentes no decorrer do curso se revelaram essenciais e a conscientização de que não se sabe lidar com os desafios da docência atualmente revelou-se o pano de fundo dos sentimentos de ansiedade e angústia com os quais convivem nossos(as) professores(as) atualmente. Exercitando a capacidade de questionar e de refletir sobre problemas vividos no cotidiano, a formação possibilitou uma maior percepção da realidade da escola contemporânea. Os resultados da pesquisa indicam caminhos possíveis tanto para a formação continuada quanto inicial de professores(as), estreitando as relações entre universidade e escola básica na superação dos desafios cotidianos enfrentados nas escolas brasileiras.


Palavras-chave


Formação continuada. Democratização da escola. Novos modelos pedagógicos.