Iniciação Científica (PIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), III ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESPAR

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AS DIMENSÕES DA ESSÊNCIA E DA EXISTÊNCIA COMO CONFLITO CENTRAL DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO
Larissa da Silva Ribeiro

Última alteração: 2017-08-01

Resumo


Sob a luz da obra de Bogdan Suchodolski intitulada “A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência” (2002) este estudo, objetivou analisar o conflito do pensamento pedagógicos entre a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. Na Pedagogia da Essência o autor nos remete a ideia de uma educação que busca no homem seu aspecto empírico e atribui à educação a função de desenvolver sua verdadeira essência, ou seja, estimular as virtudes presentes em cada indivíduo, de forma que este se torne um cidadão com o mínimo de vícios possíveis. Já na Pedagogia da Existência o autor destaca a ideia de uma educação que relaciona a objetividade à universalidade do ideal e das normas educativas com o desenvolvimento histórico e do espírito, tratando-se de inspirar os homens a livrarem-se das amarras causadas pelo atraso no pensamento crítico em relação ao homem e ao mundo existente na pedagogia da essência. Ao levantar o período histórico vivido por Suchodolski, e analisar o contexto político, social e cultural que influenciou suas obras, foi possível identificar as causas que culminaram no conflito existente entre a pedagogia da essência e a pedagogia da existência, um período de grande insatisfação social que fez com que a primeira fosse insuficiente e a segunda causasse nos homens um desejo de mudança. Ao analisar como essas pedagogias influenciaram as demais concepções pedagógicas presentes na educação brasileira, Saviani, em sua obra Escola e Democracia (2008), identifica que a pedagogia tradicional, assim como a pedagogia da essência centra-se no intelecto, no conhecimento, enquanto a pedagogia nova, como a pedagogia da existência, centra-se na atividade. Para Saviani, a aproximação entre essas pedagogias, não as isenta da ausência da perspectiva historicizadora, no que se refere à falta de consciência dos aspectos históricos e sociais da educação. Portanto, mostram-se ingênuas e não críticas. Assim, na busca da superação do idealismo pedagógico, compreendemos que o professor necessita apropriar-se das teorias que alicerçam seu trabalho pedagógico, transformando os “conteúdos formais, fixos e abstratos, em conteúdos reais, dinâmicos e concretos” (SAVIANI, 2008, p. 74). Tal apropriação permitirá a efetivação da ligação entre teoria e prática, desenvolvendo a consciência no processo de transformação da sociedade.

Palavras-chave


Pedagogia da essência; Pedagogia da existência; Pensamento pedagógico